Morrendo? Rio São Francisco reduziu menos da metade sua vazão nos últimos 30 anos


O Rio São Francisco, também chamado de Velho Chico, maior rio inteiramente nacional, ou seja, que nasce e deságua em território brasileiro, está morrendo lentamente! Isso é o que aponta um estudo publicado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Conforme o estudo publicado, a vazão do São Francisco reduziu menos da metade nos últimos 30 anos. As informações abrangem levantamento realizado com dados de 1991 a 2020, apontando a estiagem como principal fator. Este estudo revelou ainda, que todos os 168 afluentes do Velho Chico também tiveram redução na vasão. 

Este estudo foi publicado na íntegra no período internacional Water, especializado na publicação de pesquisas científicas relevantes na gestão de recursos hídricos. Especialistas informaram que essa redução no volume de águas do São Francisco, está diretamente ligada a questões climáticas, haja vista, que as altas temperaturas fazem com que o consumo de água seja maior por parte das plantas, solo e atividades humanas. 

0 Comentários

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem